SEGURO AUTO x PROTEÇÃO VEICULAR

Comprar um carro é uma conquista importante na vida dos brasileiros e por essa razão protege-lo é de grande relevância. O Seguro Auto é bem popular e geralmente recomendado pelas concessionárias. Mas existe outra forma de resguardar seu veículo. Seja pela boca do povo ou algum artigo na internet, muitos já devem ter ouvido falar sobre Proteção Veicular.

A Proteção Veicular é um serviço que tem o mesmo objetivo que um Seguro Auto, mas seu funcionamento é diferente. Enquanto o seguro é um contrato entre segurado e seguradora, este serviço trabalha como uma associação, isto é, um grupo de pessoas que juntam uma quantia de dinheiro, através de uma colaboração mensal de cada participante. O valor acumulado pode ser utilizado a qualquer momento por um membro da associação.

É possível identificar várias desvantagens relacionadas a essa nova opção. Dependendo do número de associados e da quantia acumulada, se um membro sofre um imprevisto, ele irá utilizar a quantia acumulada e aquele que precisar talvez não possa ser indenizado por falta d fundos. Além do mais, tais cooperativas não são obrigadas a oferecer nenhum tipo de garantia ou respeitar prazos.

Mas com todos esses fatores negativos, surge a dúvida: Essas associações são legais?

A Proteção Veicular não é um acordo proibido de se realizar, porém as cooperativas também não são fiscalizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Isto significa que não há regulamentos que a regem e nenhuma supervisão governamental. Mesmo com todas essas informações ainda há pessoas que optam pela Proteção Veicular. Isso ocorre porque apesar de ser um fundo coletivo, por não serem obrigados a apresentar garantia ou condições o preço cai e aparenta ser mais acessível.

Em 2018 houve uma tentativa de regularizar as cooperativas, impondo um projeto de lei em que as associações precisariam responder a SUSEP. Ao final, esse projeto não se concretizou. Por essa razão, a SUSEP ressalta que quaisquer serviços contratados em entidades não regulamentadas pelo governo podem representar um risco aos bens do consumidor.

Optar pelo seguro Auto é, de fato, uma decisão mais prudente e hoje em dia há várias alternativas no mercado de seguros. As seguradoras licenciadas, além de regulamentadas, oferecem uma lista de coberturas e serviços para diversas situações. O perfil do motorista é cuidadosamente avaliado e o segurado irá ter uma apólice detalhada como garantia do contrato.

Esperamos que a diferença tenha sido esclarecida. Para mais curiosidades sobre o mercado de seguros visite nosso blog. A Nossa Corretora de Seguros é uma empresa dedicada a auxiliar os clientes da melhor forma possível. Acesse nosso website e saiba mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑