5 atividades que vão fortalecer o vínculo entre as crianças e os animais de estimação

Já conhecemos as inúmeras vantagens que um animalzinho de estimação pode trazer para a nossa família.

Mas, às vezes, fica difícil conciliar a relação entre as crianças e os animais de estimação, principalmente com crianças muito pequenas, que não entendem que certas ações podem agitar ou estressar o seu bichinho.

Pensando nisso, o PetNosso preparou algumas dicas de atividades que ambos podem realizar juntos e que traz diversos benefícios.

1. Esconde-esconde

Os cachorros adoram brincadeiras de esconde-esconde, e as crianças também!

Ajude a criança a se esconder, com cuidado para o pet não ver, e peça para que a criança chame o cãozinho algumas vezes, o animal vai ficar curioso e procurar ela pela casa, quando ele encontrar incentive a criança a comemorar e talvez dar um petisco, assim ambos ficam animados com a atividade.

O bom dessa brincadeira é que você só precisa ajudar nas primeiras vezes, e quando menos esperar ambos vão estar se divertindo sozinhos.

2. Ensinar truques

Essa é uma atividade que todos podem fazer juntos. Procure alguns truques de adestramento na internet e explique para a criança, pode ser algo simples como dar a pata, deitar ou rolar.

Posteriormente, ajude a criança a ensinar esses truques ao animalzinho, incentivando-o com petiscos e recompensas.

Isso faz com que ambos construam laços de afeto, para o animal é importante, pois ele começa a ver a criança com respeito, e, ao mesmo tempo, exige que ela tenha paciência para ensinar.

3. Esconde-petisco/brinquedos

Parecido com o esconde-esconde, dessa vez a criança deve esconder brinquedinhos ou petiscos pela casa e incentivar o animal a procurar.

Essa é uma boa atividade, pois conforme o cãozinho for encontrando a recompensa, a criança se esforça para encontrar esconderijos melhores, aguçando a sua observação do ambiente e atenção.

4. Bolinha

A clássica brincadeira de jogar a bolinha para o cãozinho buscar.

Essa atividade é maravilhosa para ambos, pois possibilita que o cão gaste muita energia e a criança fica fascinada ao ver a reação animada do pet.

Ela também é uma ótima ideia para ser feita durante passeios ao ar livre, assim, ambos têm mais espaço para se divertir.

5. Leitura

Essa atividade consiste em incentivar a criança a ler para o bichinho, dessa forma, ambos passam um tempo tranquilo, juntos, e a criança acaba adquirindo o hábito de leitura de maneira mais fácil.

Essa é uma boa atividade para quem tem cães maiores, que podem acabar se atrapalhando e machucando a criança durante uma brincadeira mais física, ou para cães mais velhinhos, que não aguentam tanta agitação, como com os seus gatinhos.

Atenção

Incentivar a relação entre um animalzinho e uma criança é algo maravilhoso, mas é necessário que tenhamos alguns cuidados para que ambos possam construir uma amizade.

Crianças com menos de seis anos não devem ficar sozinhas com o seu animal de estimação, pois elas ainda não têm noção de que algumas atitudes podem machucar, irritar ou incomodar o bichinho.

Também é importante ficar atento a brincadeiras muito físicas, principalmente com cachorros grandes, pois muitas vezes eles não têm noção da sua força ou peso e a criança pode acabar se machucando.

Mas, lembre-se, acidentes acontecem mesmo com todo o cuidado, no meio da brincadeira o cão pode cair da cama, sair correndo e bater em algo, ou até mesmo encontrar algum brinquedinho pela casa e acabar engolindo isso.

Para esses momentos você pode contar com o PetNosso e ter um veterinário de confiança sempre à disposição para ajudar o seu animal de estimação!

Somos um Plano de Assistência Pet, que disponibiliza uma rede credenciada de hospitais, pet shops e clínicas veterinárias, espalhadas por todo o território nacional, 24 horas por dia!

Quer conhecer mais sobre o PetNosso? Clicando aqui você pode dar uma olhada nos nossos planos para conferir o que melhor se encaixa com você e seu melhor amigo?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑