O calor chegou! Como posso manter meu pet tranquilo durante esse período de altas temperaturas?

O calor é uma delícia! Com a chegada dele podemos aproveitar a praia, piscina e tomar sol. Mas sabemos que às vezes essa alta de temperatura pode ser extrema.

Nesses momentos, precisamos ficar atentos aos nossos bichinhos para que eles não sofram com esse clima. Mas como saber se eles estão sentido algum mal-estar? e o que fazer para impedir isso?

Pensando nisso, a PetNosso separou algumas dicas que podem te ajudar durante esse período.

Como saber se meu Pet está com mal-estar?

Alguns sintomas a gente já conhece, principalmente em cães, eles ficam ofegantes, com sede e com a língua de fora, já nos gatos isso aparece por meio da apatia, respiração acelerada e de boca aberta e miados de desconforto.

Além disso, outro ponto importante é que, diferente do que pensamos, os pelos protegem o seu animal do calor, então se você sempre tosa ele para “ficar mais fresquinho” talvez você devesse repensar essa decisão.

Ok, já entendemos como reconhecer que nossos animais não estão se sentindo bem com o calor extremo, mas o que fazer nessas situações? Aqui estão algumas ideias:

1. Ofereça água em abundância

Em dias muito quentes é importante que o seu bichinho tenha o máximo de acesso à água, assim ele se mantêm hidratado. Garanta também que essa água esteja fresca, se desejar você pode colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro.

Se for levar o seu cachorro para passear, leve com você uma garrafa de água e um potinho, e pare de tempos em tempos para que ele possa beber.

No caso dos gatos, que são mais difíceis de beber água, talvez seja interessante comprar uma fonte, que os atrai mais, ou você pode espalhar vários potes pela casa, para que eles tenham fácil acesso.

2. Ambiente fresco

Outro ponto importante é tentar proporcionar um ambiente fresco e arejado para o seu animal, um espaço com sombra e confortável.

Os especialistas também indicam que você pode deixar seu animalzinho próximo de um ventilador ou no ar condicionado, desde que ele se sinta confortável nesse ambiente, e possa se afastar quando desejar.

Também existem alguns tapetes gelados que prometem resfriar o corpo do animal e podem ser uma boa pedida para esses momentos.

Para cachorros você pode montar uma piscina se tiver espaço, existem piscinas próprias para animais ou você pode usar uma infantil mesmo, é uma forma prática e divertida de ajudar ele a se refrescar.

3. Atenção para passeios e exercícios

Cães adoram passear, mas durante o calor é preciso tomar cuidado. Vá somente em horários em que o sol está mais fraco e o clima não está tão quente, normalmente antes das 10h e após as 16h.

Também lembre sempre de conferir se a calçada está quente, um bom modo de verificar isso é colocando a palma da mão sobre o pavimento, se você sentir incomodo após alguns segundos, não é seguro levar o seu animal para passear.

Se você tem costume de brincar com o seu gato ou cachorro diariamente, fique atento, reduza os exercícios e atividades em horários mais quentes, pois ele pode ficar mais cansado do que o normal.

Fique atento!

Mesmo com todos esses cuidados, é importante ficar atento aos comportamentos do seu bichinho.

Se você perceber algo anormal como: respiração muito ofegante, andar cambaleante, vômitos e diarreias, saiba que esses sinais podem ser sintomas de hipertermia, que, em casos extremos, podem levar a um quadro de desidratação e colapso respiratório.

Portanto, é imprescindível que você o leve seu animal de estimação até um veterinário o mais rápido possível caso perceba algum comportamento fora do comum.

Mas isso não precisa se tornar motivo de preocupação constante e te impedir de aproveitar o verão se você tiver o PetNosso!

Fazendo nosso Plano de Assistência Pet você tem acesso à proteção ideal para seu pet, 24h por dia, além de vários outros benefícios!

Dessa forma você fica tranquilo para curtir esse clima delicioso, sabendo que caso o seu melhor amigo precise, você pode dar a melhor assistência veterinária para que ele fique bem novamente!

Quer conhecer mais sobre o PetNossoClique aqui e confira nossos planos! Temos que certeza que você vai encontrar algum que se encaixa perfeitamente com as necessidades suas e do seu parceiro de 4 patas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑