Existe vida em marte?

Há quem diga que Bowie sempre soube que iríamos embora para Marte. Parece que esse momento está cada vez mais próximo e a Nasa está confiante sobre isso, pretendendo popular o Planeta Vermelho até 2030.

O fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, está entusiasmado com a ideia. Ele é um dos idealizadores do plano de colonizar Marte. Sua ideia é ir até lá e criar uma cidade autossuficiente, onde pretende fabricar combustível e uma forma de produzir oxigênio a partir do gás carbônico.

A possível extensão do Planeta Terra é o segundo menor do Sistema Solar, sendo pouco maior que a metade da Terra. Lá as temperaturas geralmente estão na casa dos -50ºC, o que é agradável para quem gosta de um clima mais fresquinho (risos).  Lá o dia tem quase a mesma duração do nosso, 24hrs e 37min, no entanto os anos são mais compridos que os terrestres.

E agora que foi encontrado um lago contendo água em estado líquido, ainda que esteja debaixo de uma grossa camada de gelo, as expectativas de abrigar formas de vida simples se elevam mais ainda. O próximo passo seria perfurar o gelo e coletar amostras para descobrir a real natureza desta água, mas isso será providenciado depois, não há pressa.

Tudo precisa ser muito bem pensado para que a vida humana possa se garantir fora da Terra com uma certa tranquilidade, e para isso, a Nasa irá preparar carinhosamente, o psicológico de todos os tripulantes da jornada para que todos consigam sobreviver em um lugar tão diferente do que estão acostumados.

A missão da Nasa para Marte foi dividida em três partes: a primeira, que já está em execução, é centrada na pesquisa a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), onde são realizadas as análises sobre como enfrentar os problemas de saúde que os humanos podem desenvolver em solo marciano. Na segunda fase a Nasa irá aprender a realizar operações complexas no espaço, essas operações permitirão que as tripulações voltem para a Terra em questão de dias. E a terceira, que é a mais longa, trata-se da construção de atividades independentes da Terra (que serão elaboradas com base nas pesquisas da primeira etapa), permitindo missões humanas à Marte e suas proximidades, como por exemplo, as luas marcianas.

É um desafio e tanto, porém, nada impossível. Musk e a Nasa unem esforços para tornar o sonho cada dia mais palpável e possível. Já vigora um processo seletivo dividido em várias etapas que vai escolher 24 pessoas para colonizar Marte a partir de 2025, e uma brasileira está entre os 100 finalistas! A ideia de morar em Marte seduziu mais de 200mil pessoas do mundo todo, e vem conquistando mais e mais.

A princípio, para fazer a viagem serão necessários requisitos como demonstrar habilidade para viver situações extremas e de trabalhar em conjunto, uma declaração de saúde sem respostas negativas, participar de uma rodada de entrevistas com a Nasa e a Mars One (que também é idealizadora do projeto, juntamente com Musk e a Nasa), entre várias outras coisas.

Você deve estar se perguntando: “mas por que Marte?”, e a resposta é simples: Marte é o próximo horizonte do espaço e a próxima fronteira tangível para expandir a presença humana no universo. Imagina chegar em um momento da humanidade em que vamos dizer aos nossos amigos “Ah, não posso esse dia. Vou visitar meus tios em Marte…” como se fosse ir até uma cidade ou estado não muito distante? Ainda não sabemos o rumo das coisas quanto a isso, mas posso afirmar que seria surreal. Alguém aí também quer ir para lá de “mala e cuia”?

giphy

Até a próxima, e não pare até se orgulhar.
Raphaela Sitko.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑