Carros autônomos: o futuro chegou?

Eles estão começando a ir para as ruas, e todos se perguntam: como funciona esse carro? Como ele sabe o que acontece ao redor? Vamos tentar explicar um pouquinho de como funcionam essas máquinas. Vamos lá?

Como o próprio nome já diz, eles dirigem sozinhos, mas são controlados por computadores. Estes computadores reconhecem informações fornecidas por várias câmeras, sensores e radares espalhados por pontos estratégicos de todo o carro. Estes equipamentos fazem com que o carro tenha olhos e ouvidos em 360º. Ele visualiza os obstáculos, carros e regula a melhor velocidade para determinados tipos de via.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 1,2 milhões de pessoas (isso é muuuuita coisa) morrem em acidentes de carro por limitações do ser humano: cansaço, irritabilidade, imprudência e consumo de bebidas alcoólicas. Com os carros autônomos, este índice poderia cair bruscamente, pois além de poupar os seres humanos de um esforço exagerado, os veículos podem proporcionar um tráfego mais eficiente, pois podem se comunicar.

Outra coisa que tende a desaparecer com o uso dos autônomos são os engarrafamentos, pois um dos principais fatores de desenvolvimento de um congestionamento é o tempo que cada motorista leva para identificar que o semáforo está verde e iniciar o processo de aceleração, o funcionamento dos carros autônomos permite que todos eles saiam juntos.

Algo intrigante sobre esse assunto é o fato de que os carros precisarão decidir quem ferir num acidente em que não tiver opção, as empresas por enquanto se negam a dizer qual será o critério de julgamento dos carros quanto aos acidentes. Como vocês acham que isso será estabelecido e qual critério seria plausível para essa decisão? Fica a reflexão todos!

giphy

Até a próxima, e não pare até se orgulhar.
Raphaela Sitko.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑